quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AQUECENDO A PARAFINA

Aquecer a parafina é uma prática simples que pode desenvolver no aluno algumas habilidades fundamentais.

MATERIAL

- Um pouco de parafina (Um pedaço de vela comum)
- Um tubo de ensaio
- Uma pinça para tubo de ensaio
- um bico de bunsen conectado a um sistema de fornecimento de gás
- Um dispositivo para promover a chama inicial do bico de bunsen (palito de fósforo e lixa)

PRECAUÇÕES

- Extintor de incêndio na validade
- A boca do tubo de ensaio nunca pode estar direcionado para alguma pessoa, sempre para um espaço livre.
- Esteja esperando um estampido forte para não se assustar.

PROCEDIMENTOS

- Coloque pedaços de parafina(vela) no tubo de ensaio não ocupando mais que 20%(1/5) do mesmo.
- Acenda o bico de bunsen
- Prenda o tubo de ensaio na pinça.
- Segurando a pinça, aproxime o tubo de ensaio do bico de bunsen fazendo com que a extremidade fechada do mesmo entre em contato com a chama.
- permaneça nesta posição até que a parafina derreta.
- continue o aquecimento caso deseje observar a combustão da parafina.

ESPECTATIVA
O aquecimento da parafina no tubo de ensaio sofre fusão, com a agitação das partículas devido a insistência no fornecimento de calor acaba provocando uma combustão.

VEJA UM VÍDEO DA EXPERIÊNCIA

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA

           Surpreende-se com sua importância e abrangência todas as pessoas que iniciam-se no estudo de Química. Veja estes dois textos:

Texto 01:
            O Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgado nesta quarta-feira (21/11/2012) alerta que, mesmo se os países aplicarem até 2020 políticas públicas que ajudem a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, o limite máximo proposto pelos cientistas para aquela data terá sido ultrapassado. Ou seja, De acordo com o relatório “A lacuna das emissões”, em tradução livre do inglês, mesmo que todos os países cumpram nos próximos oito anos o que foi prometido em acordos climáticos firmados em conferências da ONU, delineados dentro da Convenção da ONU para Mudança Climática (UNFCCC, na sigla em inglês), eles ainda emitiriam 8 bilhões de toneladas (gigatoneladas) de gases a mais que o limite proposto para 2020. (Ver íntegra do texto em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/onu-diz-que-emissao-de-gases-pode-ultrapassar-limite-para-2020.html)
Texto 02
            Microfotografia divulgada pelo jornal britânico "The Telegraph" nesta segunda-feira (24/11/2012) mostra um tardigrado, animal popularmente conhecido como urso d’água e considerado um dos mais resistentes da Terra que pode medir até 1 mm. Apesar da aparência estranha, podem ser encontrados em vários locais do planeta, desde abismos marinhos até as montanhas mais altas. A maioria se alimenta do conteúdo de células vegetais.
            Resistentes, conseguem sobreviver a temperaturas baixas e altas, mas também podem viver no vácuo do espaço por pelo menos dez dias. (Ver íntegra do texto em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/09/macrofotografia-mostra-animal-raro-que-e-o-mais-resistente-do-planeta.html)
            A grande maioria das pessoas pensam que estes dois textos nada tem a ver com a Química. Imaginam que a química é uma ciência que está envolvida somente nas pesquisas de laboratório e na produção industrial. Isto é um grande engano, ela está muito envolvida em nosso dia-a-dia das mais variadas formas e funções, sendo muito importante em nossas vidas.
            Certamente que o principal foco de estudo químico é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano. A melhoria da qualidade de vida, os progressos da tecnologia, a longevidade humana bem como os avanços da sociedade só aconteceram pelas interferências constantes da Química.
Podemos indagar: O que, legumes, carnes, frutas, aves, verduras, peixes e cereais possuem em comum? O que a ideia de alimentos naturais tem a ver com a Química? A Química estará envolvida com a produção de pilhas e baterias? O teor calórico dos alimentos e os seus processos de conservação é estudado pela Química? A produção de agrotóxicos e de agentes nutricionais serão objetos de pesquisa da Química? E os biocombustíveis, os fluidos para freios e lubrificantes têm envolvimento com a Química? E no tratamento de câncer e nos exames radiológicos e em suas revelações tem Química?
            Certamente que todo o conhecimento científico e tecnológico corre o risco de uso para o bem ou ser usado de forma errada. De tal modo, o tempo dá as resposta da qualidade de seu manuseio, como por exemplo, foi a Química que descobriu o uso dos agrotóxicos que envenenam os alimentos, mas foi também a Química que descobriu os malefícios do seu uso indiscriminado posteriormente. O domínio da Química é estrategicamente importante para as pessoas e para a nação para que esta ciência seja usada na direção da melhoria da qualidade e da longevidade da vida.

ESCOLA DA VIDA

ESCOLA DE DA VIDA


SUGESTÃO 02 DE AVALIAÇÃO DE QUÍMICA PARA
1º ANO DO ENSINO MÉDIO

01. (UECE) Sabendo que o elemento X possui número atômico 20, e o elemento Y pertence à família dos halogêneos, o tipo de ligação química e a fórmula molecular do composto formado entre estes elementos são, respectivamente:
a) iônica, XY.
b) iônica, XY2.
c) molecula, XY.
d) molecular, XY2.

02. (UNIFOR-CE) O enxofre pode ser encontrado sob a forma de molécula S2. Nessas moléculas, cada átomo adquiriu configuração de gás nobre ao compartilhar quantos pares de elétrons?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

03. (UNIFOR-CE) O Selênio e o enxofre pertencem à família VIA da tabela periódica. Sendo assim, o seleneto e o sulfeto de hidrogênio são representados, respectivamente, pelas fórmulas:
a) HSe e HS
b) H2Se e HS
c) HSe e H2S
d) H2Se e H2S
e) H3Se e H3S

04. (FCMS-SP) Por compartilhamento de elétrons, muitos átomos adquirem eletrosferas iguais às dos gases nobres. Isso acontece com todos os átomos representados na fórmula:
a) O – F
d) F - O - F
b) O = F
e) O - F - O
c) F = O = F

05. Na transformação química Pb(4+) --------> Pb(o), o íon chumbo:
a) perde quatro prótons
b) recebe elétrons
c) perde quatro nêutrons
d) recebe dois elétrons e dois prótons
e) perde dois prótons e dois nêutrons

06. (UNIFOR-96/1-CE) Quantas ligações covalentes unem os átomos na molécula do acetileno, C2H2?
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
e) 8

Instruções: As questões 7 e 8 relacionam-se com os elementos químicos



I. criptônio II. bromo III. estrôncio IV. fósforo V. césio

07. (UNIFOR-95/2-CG) Quais elementos químicos formam molécula com três ligações covalentes?
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) IV e V

08. (UNIFOR-95/2-CG) Formam substância iônica do tipo AB2 (A=cátion e B=ânion)
a) III e I
b) II e II
c) IV e I
d) II e IV
e) IV e V

09. (UNIFOR-97/2-CG) Das seguintes propriedades:
I. boa condutibilidade elétrica
II. elevada solubilidade em água
III. maleabilidade
IV. brilho característico
as que caracterizam os metais são SOMENTE
a) I e II
b) II e III
c) I, II e II
d) I, III e IV
e) II, II e IV


10. (UNIFOR-97/2-CG) Da combinação entre elementos químicos da família 2A da classificação periódica com elementos da família 7A resultam compostos com
a) moléculas biatômicas
b) moléculas tetratômicas
c) cátion e ânion monovalentes
d) cátion monovalente e Ãnion bivalente
e) cátion bivalente e ânion monovalente

11. (UNIFOR-97/2/CE) Na molécula de hidroxilamina, NH2OH, o número total de pares eletrônicos que unem os átomos é igual a
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
e) 7
12. (UNIFOR-96/2-CG) Um metal M forma óxido iônico de fórmula M2O3. Nesse composto, M está na forma de
a) cátion trivalente d) ânion bivalente
b) ânion trivalente e) átomo nêutro
c) cátion bivalente

13. (UNIFOR-96/2-CG) O elemento químico flúor pode estabelecer ligação iônica quando se combina com o
a) oxigênio
b) sódio
c) carbono
d) hidrogênio
e) fósforo

14. (UNIFOR-96/2-CG) A e B são elementos químicos que têm, respectivamente, 3 e 6 elétrons no nível de valência. A substância resultante da combinação entre A e B tem fórmula
a) AB
b) AB2
c) AB3
d) A2B3
e) A3B2

15. (UNIFOR-96/2-CE) Pode ocorrer formação de composto iônico na combinação entre
a) fósforo e bromo
b) bário e oxigênio
c) carbono e enxofre
d) silício e oxigênio
e) xenônio e flúor

16. ( UNIFOR ) Os átomos isóbaros têm igual número:
a) atômico
b) de prótons
c) de elétrons
d) de massa
e) de nêutrons

17. (UFC) Para o ânion do enxofre binegativo, podemos afirmar que o número de prótons e elétrons, respectivamente, são: ( Dados: enxofre, Z = 16 ).
a) 16 e 16
b) 16 e 18
c) 18 e 16
d) 16 e 14
e) 32 e 34
18. (UNIFOR-97.1) Considere a frase abaixo:
“O número atômico de um elemento químico, em qualquer estado de oxidação, é igual ao número de ....... que possui em cada um de seus átomos”.
Para completa-la comente, a lacuna deve ser preenchida por
a) isótopos
b) nêutrons
c) prótons
d) neutrinos
e) carga

19. Um átomo X, isolado, apresenta 12 elétrons e 12 nêutrons. Este átomo deve ser representado por:
a) 12X12
b) 6X12
c) 12X6
d) 12X24
e) 24X12

20. (FUVEST-SP) Bolinhas de naftalina ao serem colocadas em armários, com o decorrer do tempo, diminuem de tamanho. A causa desse comportamento deve-se ao fenômeno de:
a) condensação
b) congelação
c) fusão
d) sublimação
e) liquefação
BOM DESEMPENHO

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

 

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